16 outubro 2007

Bom humor acima de tudo

O escritor Oscar Wilde, que até no leito de morte afirmou «ou vão estas cortinas ou vou eu», foi nomeado numa pesquisa como o maior ‘piadista’ da História do Reino Unido, vencendo a corrida contra Churchill, Tatcher e outros

O dandy oitocentista deixou um vasto legado de boas frases, como «ser natural é a mais dificil das poses» ou «todos sabemos compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo».

Wilde obteve 20% dos votos, dois pontos à frente do comediante Spike Milligan, em cujo epitáfio se pode ler «Eu disse-te que estava doente».

Winston Churchill conseguiu um honroso 5º lugar graças à sua resposta à deputada inglese Bessie Braddock, que o acusava de estar embrigado - «Bessie, tu és feia. E amanhã de manhã eu vou estar sóbrio e tu ainda vais ser feia».

Margaret Tachter – seguramente mais conhecida pela sua faceta de ‘durona’ – foi a mulher que conseguiu o maior lugar da lista. «Ser poderoso é como ser uma senhora – se tens de dizer às pessoas que o és, é porque não és», afirmou um dia.

in SOL com Reuters

1 comentário:

Zé Carlos disse...

Avó, gostei do apontamento. Ainda assim, julgo que haveria uma outra personalidade - lusa veja-se bem!! - que deveria igualmente ser contemplada nessa dita pesquisa. Falo-te de Marcelo Rebelo de Sousa. Para descrever a piada que lhe acho, uso uma outra citação não menos genial de Churchill: "A arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá e depois explicar o porque não aconteceu!".
Dá que pensar o Professor, mas também dá muito que rir...