01 setembro 2008

Crenças

Terminaram hoje os festejos em honra da Nossa Senhora do Loreto, padroeira universal da aviação.

Reza a tradição que a casa onde habitaram Jesus, Maria e José, em Nazaré, foi, durante treze séculos, local de peregrinação. A certa altura, por volta do ano 1294, o Emir Alá-el-Din Taibar lembrou-se de destruir a região. Eis senão quando surge o milagre. Aquando da iminente destruição da casa de Nazaré, surgiram anjos que a transportaram até Loreto, na Itália, tendo, assim, sido salva do vandalismo certo.
Rapidamente, Loreto tornou-se num local de peregrinação e devoção de muitos Papas. Na iconografia tradicional, a Nossa Senhora do Loreto apresenta-se revestida de um manto de forma aerodinâmica que cobre, inclusivamente e quase na totalidade, o Menino Jesus. E os anjos são a força propulsora – são, portanto, a versão divina dos actuais motores aeronáuticos.

“Espectacular!” – penso, de mim para mim. Há tantas questões que, neste momento, me assolam o espírito que nem sei por onde começar… Como: Porquê Loreto?!? Porque não Salvaterra de Magos, em Portugal? Ou Bubanza, no Burundi?
Imagino o susto que não deve ter apanhado a malta de Loreto… Uma casa a voar aparece, sem que nada o fizesse prever, no meio da terra…

Outra questão: Onde é que estava essa tal de Nossa Senhora do Loreto, no passado dia 20 de Agosto, no acidente de aviação que vitimou 140 pessoas, em Madrid? De férias? E que tal transportar as casas das milhares de pessoas que morreram no último sismo sentido na China? Porque é que não usou a sua capa aerodinâmica para salvar aquela gente toda? E os anjos? Onde é que andavam os anjos? Isto é incompetência pura! Será que Deus tem um livro de reclamações? Se não tem, devia ter!

Outra questão, não menos dispicienda: Anjos a transportarem pelo ar uma casa com 1294 anos?!?? Mas o que é que esta gente andava a tomar??? Eu também quero!

Só não percebo é porque é que não foi declarada padroeira universal das casas de habitação… Ou padroeira universal das casas voadoras… Ou padroeira universal dos esquizofrénicos viciados em cocaína.

Sem comentários: